Apple adotará autenticação biométricaApple também vai surfar a onda das novas soluções tecnológicas de biometria. No último dia 26 de março de 2009, o órgão governamental norte-americano que regula patentes, o US Patent & Trademark Office, publicou uma patente da mais famosa empresa de Cupertino, California, a Apple Inc., relacionada a biometria que será embarcada em todos seus futuros equipamentos, dos famosos iPhone aos MacBooks.

Os gadgets da Apple poderão autenticar seus usuários através da biometria. Eles prevêem as soluções tradicionais de reconhecimento biométrico como: impressões digitais (fingerprint) e reconhecimento facial (face recognition), mas abrem o leque quanto à adoção de novas formas de autenticação biométrica, como: características da pele e do canal auricular. Para o iPhone, eles pensam em usar reconhecimento de voz.

A intenção da Apple não é novidade. Milhões de celulares foram vendidos na Ásia nos últimos meses com leitores de impressão digital. Alguns dos principais fabricantes de laptops (Dell, Hp, Lenovo) já embarcam sensores de leitura para impressões digitais em seus equipamentos. Alguns dão os primeiros passos com webcams e reconhecimento facial.

O que todos procuram é manter restrito aos usuários autorizados, o acesso às informações e aos equipamentos, usando a tecnologia biométrica, pela praticidade e conforto que ela proporciona para o usuário.

Leia mais detalhes.

Você gostaria de receber as atualizações da CFSEC? Assine o feed, Clique aqui.