Livescan 3-D e sem contatoUm dos maiores mercados de biometria é o de soluções AFIS (Automated Fingerprint Identification System), ainda hoje tendo como principais consumidores, organismos governamentais, como por exemplo: cadastros civis e criminais de países, estados ou cidades.

É também na área de AFIS que tivemos as maiores evoluções tecnológicas do mercado de biometria nos últimos anos. Dentre elas, os leitores de digitais conhecidos como “livescans”. O desafio era, além de melhorar a qualidade, aumentar a velocidade de coleta das impressões digitais.

Com apoio e investimento do US Department of Homeland Security a Universidade de Kentucky (USA) está trabalhando no desenvolvimento de um livescan sem necessidade de contato dos dedos e mãos com o área de captura de imagem e, melhor, sem precisar de intervenção humana.

O grande objetivo é desenvolver um equipamento livescan, de alta resolução e que capture em menos de 10 segundos os dez dedos da mão sem ajuda ou intervenção de outra pessoa.

E o projeto vai andando bem. A Universidade de Kentucky desenvolveu um sistema de luzes 3-D que está apresentando excelentes resultados. A qualidade de imagens em 3-D vai varrer do mapa os leitores 2-D atuais quando se tratar de soluções AFIS.

O que é melhor é que esse projeto não é o único que tem o apoio do Departamento de Justiça norte-americano. Atualmente, outras três tecnologias estão sendo desenvolvidas em paralelo com o apoio do DOJ.

Essa é uma demonstração clara que as tecnologias para reconhecimento biométrico estão na pauta de prioridades para os próximos anos.

Fonte: Michael Cooney do Blog Layer 8 em Network World
Você gostaria de receber as atualizações da CFSEC? Assine o feed, Clique aqui.